Não conseguiu visualizar? Clique aqui e abra no navegador.
 
 
Olá gente boa!

Você está recebendo a 22ª edição da news "Sustentabilidade e Empreendedorismo", a primeira de 2018. Para começar bem o ano trago dicas de livro e textos interessantes para aumentar o conhecimento neste ano. Além do meu artigo sobre sustentabilidade, também tenho um presente especial para você!

Continue mandando dicas e informações sobre o que você quer ver na news em 2018.

Um abraço e até a próxima!
Marcus Nakagawa
 
     
 

Livro 101 dias com ações mais sustentáveis


Batemos a meta! Obrigado a todos que ajudaram, colaboraram e divulgaram. No dia 22 de abril, Dia do Planeta Terra, teremos o lançamento do livro. Saiba mais aqui.

 

Artigo do mês

Tendências e oportunidades Dica de leitura
O que é sustentabilidade? Tendências e oportunidades Seu sonho tem futuro
 
 

Artigo do Mês

O que é sustentabilidade?


*Marcus Nakagawa

Você liga a televisão e vê alguns bancos falando que estão de acordo com as questões socioambientais; uma grande marca de desodorante comentando que diminuiu a sua embalagem e possui a mesma ação do anterior, porém, diminuiu 30% de alumínio extraído do planeta; um refrigerante que é feito de pet 100% reciclado; ou ainda uma empresa de software que ajuda crianças vulneráveis socialmente. Mas o que está acontecendo? Na minha época as empresas vendiam os produtos e ponto. Não tinham que salvar o planeta ou as pessoas.

Pois é, isso é o movimento que cada vez mais está aumentando, a tal da sustentabilidade empresarial. Empresas conscientes do seu papel no planeta levando em consideração não somente as questões lucrativas, mas também os temas sociais e os ambientais.

A maioria dos consumidores (e alguns executivos) ainda entendem as questões do desenvolvimento sustentável somente como ações bacanas ambientais, como economizar papel, copos plásticos e reciclagem nos seus escritórios. Porém, é muito mais do que isso, é uma forma de comportamento empresarial com metas e estratégias ligadas ao tripé da sustentabilidade: econômicos, sociais e ambientais.

O termo desenvolvimento sustentável apareceu pela primeira vez em um encontro da ONU, na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1983. Esta comissão foi presidida pela então primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, e gerou, em 1987, um documento chamado Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland. Este documento mostrou que temos que pensar em conjunto sobre o destino do planeta, ambiental e socialmente falando, entender que os recursos são finitos e que as pessoas têm uma base para seguir, que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O termo sustentabilidade foi amplamente divulgado a partir deste relatório, sendo como definido como "satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades".

Sim, as empresas fazem parte deste planeta e são o motor do modelo econômico vigente. Não podem achar que este tema é somente "perfumaria" ou ferramenta de marketing barato. Pensar de acordo com o desenvolvimento sustentável é inserir o tema na estratégia e no dia a dia da empresa.

Para ter um mote comum, principalmente com os governos, a ONU desenvolveu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17, e buscam que todos os setores e as pessoas se unam para combater alguns desafios da moderna sociedade como: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; garantir disponibilidade e manejo sustentável da água; garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável; entre outras.

Utópico ou não é só estar atento ao movimento das grandes empresas investindo em pesquisa e produtos como energia limpa, automóveis com combustíveis alternativos, produtos reutilizáveis, serviços colaborativos, enfim, diversas instituições que estão inovando com sustentabilidade. Moda ou necessidade, temos uma certeza: o tema do desenvolvimento sustentável veio para ficar.

Tendências e oportunidades

Para começar o ano antenado nas tendências, oportunidades e cuidados, busquei alguns textos de empresas de consultoria e pesquisa de credibilidade. Estes textos mostram os "megatrends" e os tópicos a serem analisados. São densos, porém muito bons para ler!

PWC Megatrends are macroeconomic and geostrategic forces that are shaping the world.

EY - The upside of disruption - Megatrends shaping 2016 and beyond.

Ipsos 2017- Global Trends Fragmentation Cohesion & Uncertaint

IPEA - Megatendências mundiais 2030: o que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?

 

Dica de leitura

Neste mês quero indicar a leitura do livro "Seu sonho tem futuro", da minha amiga Candice Pascoal. Um livro muito bacana e cheio de dicas interessantes, da Kickante, a plataforma de crowdfunding que eu usei para o meu livro! Saiba mais sobre ele aqui.

Apoiei o financiamento coletivo do livro da Candice Pascoal e recebi livros a mais. Ela me pediu para distribuir para alunos ou pessoas interessadas. Obrigada, Candice e Viviane!

Tenho dois livros para oferecer, é só escrever um e-mail para contato@marcusnakagawa.com com os seus dados e endereço para envio e responder a pergunta: Quais os títulos dos dois livros que eu, Marcus Nakagawa, já escrevi?

 

Na Mídia

 
 
  TOPO  
 2018 - Todos os direitos reservados - www.marcusnakagawa.com
  O Sustentabilidade e Empreendedorismo News é produzido pelo especialista Marcus Nakagawa destinado a seus clientes e amigos e distribuído gratuitamente em formato digital. As opiniões emitidas pelos entrevistados são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente a opinião do informativo.

Conteúdo Editorial:
Oficina da Comunicação Integrada
Diagramação:
Oficina da Comunicação Integrada
Dúvidas e sugestões:
+55 11 2275-0833  | contato@oficina.inf.br